Festival Fazenda da Posse, desfile cívico e inaugurações marcarão aniversário de Barra Mansa

Diversas atividades estão previstas para a semana do 185º aniversário da cidade, incluindo um grande festival cultural, inaugurações de obras e o tradicional teatro de rua “Nasce uma Cidade”

Para dar início à Semana de Divulgação da História de Barra Mansa, comemorando os 185 anos da cidade, acontecerá entre os dias 30 de setembro e 03 de outubro, o Festival Fazenda da Posse. Um festival de cultura no marco histórico do município, a Fazenda da Posse. Dentre as atrações estão a gastronomia, o chop artesanal, música ao vivo todos os dias, artesanato, exposição de móveis antigos e espaço kids exclusivo. A programação do Festival se inicia todos os dias às 17h e se estende até 00h. O evento é aberto ao público com entrada franca.

Para a primeira edição do Festival, contaremos com cinco cervejarias especiais em formato de circuito de cerveja artesanal com mais de trinta chopps artesanais variados. O público ainda desfrutará da culinária japonesa e mexicana, além de hambúrgueres, salgados e doces.

Para o superintendente da Fundação Cultura Barra Mansa Marcelo Bravo, ocupar a Fazenda da Posse com um Festival de Cultura em comemoração aos 185 anos de Barra Mansa, é fomentar a ocupação em torno dos patrimônios culturais e históricos.
Nossa Fazenda da Posse acaba de ser reformada. Uma parceria entre o Sistema FIRJAN – SESI e a Prefeitura Municipal por meio da Fundação de Cultura. Reinaugurar a primeira edificação do município, onde tudo começou e no aniversário da cidade, é mais que um presente para nós barramansenses. E ainda com quatro dias de programação de um Festival de Cultura, é uma alternativa de convivência e cultura que a cidade precisava. Além do mais, buscamos dinamizar o entorno dos patrimônios culturais para que cada vez mais sejam ocupados por iniciativas criativas e inovadoras. Contamos com a participação de todos os barramansenses, a programação está linda“, afirmou Bravo.

Festival Fazenda da posse. Arte: Divulgação.

Toda a programação é gratuita e para todas as idades. O lugar mais charmoso do centro da cidade para conviver com os amigos e com a família. A Fazenda da Posse fica na Rua Dário Aragão, número 02, no Centro da cidade. Todos os dias a programação começa às 17h e segue até meia noite.

Texto: Caroline Young

Fazenda da Posse será reinaugurada no próximo sábado (30)

Fazenda da Posse, primeira edificação de Barra Mansa.

Primeira edificação e marco histórico do município passa por reforma após 17 anos e vira sede do Centro de Memória e Documentação de Barra Mansa

Marco histórico do município de Barra Mansa, a sede da Fazenda da Posse teve sua construção concluída em 1768. O patrimônio que completará 250 anos no próximo ano, não passava por uma reforma geral desde sua reconstrução em 1999. Em parceria com o Sistema Firjan, por meio do SESI BM e com a colaboração da Fundação Cultura Barra Mansa, a Fazenda da Posse passou por uma reforma durante um período de três meses. O patrimônio, que será sede do CEDOC – Centro de Documentação e Memória de Barra Mansa, será entregue pelo prefeito Rodrigo Drable no próximo sábado, dia 30, às 17h.

O coordenador do setor de Patrimônio da FCBM (Fundação Cultura Barra Mansa), Nikson Salem, explica que a reforma da Fazenda da Posse se fez necessária devido ao desgaste.

Portas, janelas e telhados foram recuperados, nova pintura foi feita em toda sua estrutura. É essencial preservar nossos patrimônios. Eles representam a história do município, mas também a nossa própria história. Quando se fala em Fazenda da Posse, por exemplo, a atenção deve ser ainda maior, pois é a primeira edificação do município, foi ali que tudo começou”, afirmou o coordenador.

Desfile Cívico

A tradição do desfile cívico de 03 de Outubro será retomada na cidade, garante o prefeito

Desfilar pela principal avenida da cidade é um dos costumes cívicos que mais despertam o sentimento de cidadania e pertencimento dos barramansenses. Tanto para aqueles que ocupam a avenida representando os diversos setores da cidade, quanto para quem espera ansiosamente o cortejo passar. E no aniversário de 185 anos de Barra Mansa, a Prefeitura Municipal por meio da Fundação de Cultura, realiza um desfile cívico por toda a Avenida Joaquim Leite, no dia 03 de outubro, a partir das 9 horas. O evento é aberto ao público.

Serão 65 unidades escolares municipais contando com mais de três mil alunos e além de profissionais entre professores, coordenação, direção e administrativo. Além disso, o desfile contará com a presença do Tiro de Guerra, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Nesse ano, à frente do pelotão, o desfile terá como participação especial, a Guarda Mirim de Barra Mansa, carregando as bandeiras oficiais. É a maior adesão de participantes da história do desfile.

Para o prefeito Rodrigo Drable, o desfile resgata a tradição da cidade.
O que queremos é reencontrar a tradição de Barra Mansa com o desfile cívico. O barramansense se identifica muito com o 03 de Outubro vendo o desfile passar pela cidade. Esse ano, a programação do aniversário da cidade procurou ser da forma mais ampla possível com atividades diversas em vários setores, especialmente nas unidades culturais. Mas o mais importante, com o custo muito reduzido, buscando parcerias e buscando protagonismo do próprio cidadão para manifestar seu carinho pela cidade“, disse.

A abertura do desfile conta com a apresentação da Banda Marcial (Projeto Música nas Escolas), trazendo as outras instituições. O público estimados é de aproximadamente cinco mil pessoas, 110 automóveis entre carros, caminhões, motocicletas, triciclos e tratores.

Dentre os inúmeros grupos que aderiram ao desfile, também estarão presentes instituições como Clube da Moto de Barra Mansa, distritos e cidades vizinhas, Secretaria Municipal de Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Informação, Desenvolvimento Rural, Gerência de Promoção Social, Cavaleiros e Amazonas do Clube dos Cavalos, atletas, artistas, Slot de Futebol Americano, Fanfarra do SESI, e muitos outros.

As escolas de samba da LEC BM (Liga das Entidades Carnavalescas de Barra Mansa), encerrarão o desfile.

Pacote de inaugurações

Prefeito visita obras do pacote de aniversário. Foto: Chico de Assis

Inaugurações ocorrerão entre o aniversário da cidade, dia 3 de outubro, e o dia das crianças

Esta semana, participaram de visitas às obras o subsecretário da SUSESP (Superintendência de Obras e Serviços Públicos), Marco Chiesse,  o secretário de Educação Vantoil de Souza e o subsecretário Ricardo Rosas, e vereadores.
O objetivo é acompanhar de perto para que tudo tenha a qualidade que o povo merece”, afirmou o prefeito Rodrigo Drable.

Uma das obras preparadas para a comemoração do aniversário de 185 anos da cidade é da Creche do bairro São Francisco.  De acordo com o secretário de Educação, Vantoil de Souza, o município conta com seis creches, sendo que duas são fruto de parceria privada.
Essa nova creche abrigará cerca de 80 crianças de 0 a cinco anos. Em outubro, abriremos a pré-matrícula para todas as creches”, finalizou.

O prefeito ainda visitou a reforma da quadra poliesportiva no bairro Morada da Colônia. O espaço ainda conta com uma área de convivência com mesas de dama e parque infantil, além de uma ATI (Academia da terceira idade) que deve receber sete equipamentos nos próximos dias. Outro espaço esportivo que está em fase de finalização é da quadra poliesportiva do bairro Piteiras, a área também abrigará um espaço de lazer e de exercício com oito aparelhos de ginástica.

Além dessas obras, um presente de Natal está sendo preparado no Parque da Cidade. Uma pista de skate com altura máxima de 2,80m e mínima de 1,46m. Segundo o prefeito Rodrigo Drable, a obra é um pedido constante do skatistas.

PROGRAMAÇÃO


Arte: Divulgação.

ABERTURA | 30.SET

  • 17h  Reinauguração da Fazenda da Posse
  • 20h Os Velhos (rock 60-70)
  • 22h Duo in Blues (blues)

01.OUT |

  • 19h Camará Groove (funky/soul)
  • 21h Julinho Marassi e Gutemberg (mpb/pop)

02.OUT |

  • 19h Orquestra de Jazz de B.Mansa (instrumental)
  • 21h Figurótico (rock)

03.OUT |

  • 09h Desfile Cívico (Av. Joaquim Leite)
  • 19h Grupo Novos Rumos (Chorinho)
  • 21h Naty Rio (MPB)

 

Deixe uma resposta