Barra Mansa inaugura Centro Estratégico de Segurança Pública na próxima terça-feira

CESP permitirá integração entre as forças de segurança como a Polícia Militar, Civil e Guarda Municipal

 

A prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Ordem Pública, inaugura na próxima terça-feira, 3, às 8h o CESP (Centro Estratégico de Segurança Pública) como parte do pacote de obras previsto para ser inaugurado durante as comemorações pelo aniversário de 185 anos da cidade. O prédio está localizado na Avenida Joaquim Leite, próximo à Igreja Matriz de São Sebastião. A cerimônia contará com a presença do prefeito Rodrigo Drable e de representantes das forças de segurança: Polícia Militar, Civil e Guarda Municipal.

Com investimento inicial de R$ 500 mil, o CESP conta com 72 câmeras espalhadas por toda a cidade e integrará as três forças de segurança pública: Polícia Militar, Civil e Guarda Municipal, além da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Com isso, o prédio permitirá o monitoramento em tempo real das entradas e saídas da cidade e pontos estratégicos nos bairros Ano Bom, Vila Nova, Saudade e Centro.

Segundo o prefeito Rodrigo Drable, será mais um aliado na segurança das pessoas. “Temos adotado iniciativas e ações que permitam a melhoria da segurança na cidade com o combate ao tráfico e consequentemente aos roubos. Nossa expectativa é que até o fim do ano sejam adquiridas mais 300 novas câmeras”, completou.

O comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir, afirmou que o CESP será responsável por acionar os guardas nas localidades que precisarem. “Hoje nós contamos com um efetivo de 137 guardas municipais. Cada entidade de segurança terá um representante para comunicar os responsáveis para verificação e combate”, afirmou.

Segundo Joel Valcir, a inauguração do Centro Estratégico deve intensificar o trabalho da Ronda Escolar. “Nós já temos câmeras no entorno do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa). Estamos preparando agora mais uma viatura para auxiliar na patrulha escolar e finalizando o processo de instalação de câmeras de segurança em 13 escolas da cidade”, afirmou.

Deixe uma resposta